A partir desta sexta-feira (1/8/02), a Prefeitura de Bodocó inicia a aplicação da terceira e quarta dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 a 17 anos, imunossuprimidos, além de pessoas acima de 18 anos, gestantes e puérperas imunocomprometidas.
A nova recomendação foi adotada pelo Governo do Estado, levando em consideração o preocupante cenário epidemiológico da pandemia e a amplificação da resposta imune com doses adicionais das vacinas.
Serão duas novas aplicações em adolescentes imunossuprimidos com idade entre 12 a 17 anos, incluindo gestantes e puérperas. A aplicação da D3 será liberada para aqueles que receberam a segunda dose há mais de dois meses. Uma quarta dose deverá ser administrada após 4 meses da última dose do esquema vacinal, ou seja, duas doses mais a terceira dose.
O mesmo esquema vacinal vale para para pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos, além de gestantes e puérperas a partir de 18 anos imunocomprometidas.
Para tomar o imunizante, basta se dirigir ao Centro de Prevenção a Covid-19 (Centro Covid) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhados pela zona rural, com CPF, Cartão do SUS e Cartão de Vacinação.
Confira a lista de imunossupressão:
1 – Imunodeficiência primária grave;
2 – Quimioterapia para câncer;
3 – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
4 – Pessoas vivendo com HIV/AIDS;
5 – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
6 – Uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);
7 – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
8 – Pacientes em hemodiálise;
9 – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

