A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 30 de novembro. Até essa data, os criadores de bovinos de Bodocó e de todo estado devem imunizar os animais com até dois anos de idade.
Além de garantir a aplicação, os produtores têm a obrigação de declarar a vacinação do rebanho no escritório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro/PE), localizada no prédio do IPA, na Rua São Francisco, no Centro da cidade. A vacina pode ser adquirida em casas agropecuárias devidamente credenciadas pela Adagro.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, lembra que a declaração é obrigatória e o produtor que não vacinar ou não declarar está sujeito a multa.
A febre aftosa é causada por vírus altamente contagioso. A doença é transmitida pela saliva, nas aftas, no leite, no sêmen, na urina e nas fezes dos animais doentes. Inquietação, salivação (babeira), lesões na boca e nas patas são alguns dos sintomas da infecção.
