A Prefeitura de Bodocó está empenhada no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. E neste mês de maio, a Secretaria de Saúde reforçou a luta contra o inseto adotando bloqueios na cidade.
Os bloqueios contam com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através da XI Geres e foram iniciados em 11 de maio. Agentes de Endemias caminham pelas áreas com maiores índices de notificação das arboviroses, espalhando o inseticida no fumacê.
Os trabalhos já contemplaram as residências situadas na avenida de acesso à Várzea do Meio e nas ruas projetadas. Mas para vencer o Aedes aegypti, a população bodocoense precisa contribuir.
“A melhor forma de prevenção são os cuidados da população, depois o trabalho do agente de endemias”, explica a coordenadora de Vigilância Ambiental, Josylanne Rodrigues do Nascimento.
As ações da Secretaria de Saúde de Bodocó unem todas as vigilâncias municipais: Epidemiológica, Sanitária, em Saúde e Ambiental. “Os bloqueios continuarão de forma constante, conforme os dados epidemiológicos que recebemos e o número de notificações por localidades”, destaca o coordenador da Vigilância Sanitária, Jadson Ivison do Nascimento.