Desde o início do mês de abril, a comunidade surda de Bodocó conta com o auxílio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para acompanhar os pacientes surdos em consultas e atendimentos médicos diversos. O serviço é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo fortalecer as ações de acessibilidade na rede de Atenção Básica de Bodocó.
Os atendimentos vêm ocorrendo normalmente conforme a demanda e, muitas vezes, são solicitados por meio de um grupo de WhatsApp, que conta com a participação de duas intérpretes de Libras e das pessoas surdas que buscam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Segundo a coordenadora do programa de promoção à saúde do município, Edla Barros, alguns pacientes também entram em contato direto com as intérpretes para solicitar o acompanhamento. “Devido à interação no grupo do WhatsApp, alguns deles já têm o número de telefone das intérpretes e solicitam esse atendimento de forma direta, mas, no geral, as solicitações ocorrem por meio do grupo”, afirmou.
A coordenadora esclareceu ainda que esse auxílio também pode ser solicitado com antecedência nas UBSs ou na Secretaria Municipal de Saúde através do número (87) 9 9809-0963. “O nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas aos serviços de saúde. O apoio de um intérprete é fundamental para melhorar a comunicação durante as consultas e demais atendimentos médicos”, explicou.



