O mês de abril começa com mais uma novidade na rede de atenção básica de Bodocó. A partir desta quinta-feira (01/04) a Prefeitura disponibilizará intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para auxiliar os surdos durante atendimento nos serviços de saúde.
Os ajustes finais desta medida foram definidos durante reunião na sede da Secretaria de Saúde, na quarta-feira (31/03), em conjunto com integrantes do programa “Saúde na Escola”. Com a disponibilização das intérpretes, a gestão municipal busca facilitar o diálogo dos surdos com médicos e profissionais de enfermagem, durante as consultas e atendimentos.
As profissionais disponibilizadas pela Prefeitura são fluentes em LIBRAS e terão a missão de repassar as orientações dos profissionais da saúde aos surdos, bem como os sintomas e problemas apresentados pelos pacientes.
“Inclusão social é um dos pilares da nossa gestão e ao oferecermos o suporte das intérpretes, estamos visando também garantir um melhor atendimento, seja ele médico ou de enfermagem, aos surdos na atenção básica de Bodocó”, explica a secretária de Saúde, Lidiane Nobre.
Deve-se ressaltar que, para contar com suporte das intérpretes é necessário solicitar o acompanhamento com antecedência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo telefone da Secretaria de Saúde de Bodocó: (87) 99809-0963. Os surdos também poderão requerer o acompanhamento diretamente com as intérpretes, através de um grupo do WhatsApp criado para essa finalidade.


