O prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa, se reuniu com representantes dos professores municipais e integrantes da gestão municipal, para debater os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). O encontro foi realizado na noite de segunda-feira (06/12), na sede da Prefeitura.
Durante a reunião o Poder Executivo aproveitou para apresentar dados e relatórios detalhados sobre os gastos com a educação neste ano, bem como o planejamento e aplicação dos recursos recebidos pelo município.
Os secretários e servidores da Prefeitura também sanaram a principal dúvida da categoria, em relação às supostas “sobras” do FUNDEB. A gestão municipal esclareceu que, o abono somente poderia ser concedido, se Bodocó não tivesse atingido o pagamento mínimo de 70% dos repasses do Fundo aos professores.
E na prestação de contas feita ontem, foi constatada a aplicação superior a 75% na remuneração dos professores, superando inclusive o percentual previsto na Constituição Federal. Outra comprovação do compromisso da Prefeitura de Bodocó com a educação foi a aplicação acima de 32% com recursos próprios, quando o estabelecido na Constituição é de 25%.
Houve ainda um momento para explanação sobre a situação do Fundo de Previdenciário do Município (FUNPREBO), referentes aos anos de 2020 e 2021. Ademais, conforme consta na ata da reunião, a representante do Sindicato dos Professores de Bodocó (SINTEB) concordou com a planilha de cálculos apresentada, após ter contratado uma assessoria contábil para aferição das informações, comprovando assim a transparência da atual gestão e o compromisso com os servidores da educação.
O Conselho Municipal de Educação também esteve representado no encontro e fez suas ponderações sobre o tema. Além do prefeito Dr. Otávio, o secretário de Administração, Cadu Calado; o secretário de Educação, Elinaldo Galindo; o secretário de Finanças, Jaime Lima Júnior; o secretário de Infraestrutura, Pedro Pedrosa; e o procurador-geral do Município, José Soares participaram da reunião com os professores.


