Com a finalidade de capacitar os profissionais da saúde para promover uma possível descentralização da oferta dos exames para detecção do coronavírus, a Prefeitura de Bodocó e Secretaria de Saúde promoveram um treinamento para os técnicos de enfermagem e os enfermeiros que atuam nas Unidades Básica de Saúde do município.
A capacitação aconteceu nos dias 10 e 12/01, nas UBS.A capacitação teve o objetivo de esclarecer as condutas para a realização dos exames que detectam o vírus da Covid-19. Com essa estratégia, a Secretaria de Saúde visa facilitar o acesso da população ao exame e descentralizar o serviço que até então é realizado no Centro de Enfrentamento à Covid-19.
Os profissionais foram instruídos acerca dos procedimentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizados pelo Ministério da Saúde quanto a coleta de amostras por meio do Swab (cotonete de base flexível) e a coleta do teste rápido, além da conduta do profissional para não comprometer o resultado do exame e alcançar ainda mais o controle da doença através do mapeamento dos pacientes acometidos pelo vírus.
De acordo com o Apoiador em Vigilância em Saúde, Mateus Pontes, algumas unidades já estão realizando os testes em usuários como gestantes e pré-operatórios. “A ação visa capacitar nossos profissionais para a possibilidade de descentralizar o serviço do exame da Covid para as UBS. Atualmente o Centro de Enfrentamento está com alta demanda devido ao aumento de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com esta iniciativa poderemos abranger a área de atuação e melhor atender os nossos pacientes”, destacou.



