A Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, firmou uma parceria com o IFCE para realizar o georreferenciamento e mapear a fauna e a flora da Pedra do Claranã. O trabalho de mapeamento foi realizado no último sábado (26/06), em conjunto com servidores da gestão municipal, do IFCE (Campus Crato) e da comunidade local.
A instituição educacional é a responsável por desenvolver o Ecomapps, aplicativo que permite o armazenamento de informações sobre a fauna e flora de parques e unidades de conservação na região.
Essa ação conjunta busca não apenas promover a troca de informações sobre o meio ambiente num dos principais pontos turísticos da cidade, mas também, fortalecer o turismo local.
Após o mapeamento, a equipe do IFCE vai inserir as informações no sistema digital, sinalizando os locais onde há vegetação e vida animal da Pedra do Claranã. O próximo passo é a inserção de dados no aplicativo e implantação de placas informativas na trilha da Pedra.
“O Ecomapss está sendo implantado na trilha, para conhecimento das espécies animal e vegetal. E também teremos um espaço com as lendas locais. É um trabalho conduzido pela
Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e que tem apoio das secretarias de Educação e Cultura, além é claro, da população local por meio de João Humberto e Seu João Bruno, raizeiro da região”, explica a coordenadora de Meio Ambiente, Luciane Luna.
As placas também contam com informações em braile e sonorização de libras. “O Ecomapss é uma ferramenta muito importante para professores de biologia, de geografia, de história. Como o histórico da leitura do QR code fica armazenado e a pessoa pode ter acesso às informações de qualquer lugar, isso pode ter um alcance muito além da visitação nas unidades”, explica a professora do IFCE, Brisa Cabral.


