A Chapada do Araripe está em processo de candidatura para se tornar Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A iniciativa é encabeçada pelo Governo do Ceará e entidades como a Fecomércio-CE e Universidade Regional do Cariri (URCA). E nesta quarta-feira (07/04) a Prefeitura de Bodocó oficializou seu apoio à proposta.
Durante a manhã, o prefeito Otávio Pedrosa participou do “I Encontro de Gestores Públicos Municipais de Cultura e Meio Ambiente da Chapada do Araripe”, realizado de forma remota, com mais de 100 administradores públicos, de municípios do Ceará e de Pernambuco.
A gestão estadual do Ceará propôs a reunião, para apresentar a proposta do projeto, o calendário de ações e também abordou como os municípios podem contribuir com essa iniciativa. O atual momento consiste em elaborar um dossiê da Chapada do Araripe, com sugestões de locais para inclusão como patrimônio.
Bodocó e as demais cidades que aderiram à iniciativa terão dois anos para trabalhar essa temática e em 2023 todo material coletado será entregue à Unesco, oficializando a candidatura. “Estamos atentos a toda e qualquer iniciativa que possa enriquecer a cultura e demais segmentos da nossa cidade. Essa proposta da candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, na qual Bodocó está inserida, pode também aquecer o turismo, que é uma das ações da nossa gestão”, salientou o prefeito.
Também participaram do encontro o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Antônio Luna Júnior; a Secretária de Cultura, Esportes, Juventude e Turismo, Ariângela Souza; a coordenadora do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luciane Luna; e o Diretor de Apoio à Cultura, Juventude e Turismo, Emanuel Furtado.


