Com o objetivo de acolher os docentes para o retorno das aulas presenciais e de promover um momento de confraternização em comemoração ao Dia do Professor, a Prefeitura de Bodocó e Secretaria de Educação realizaram um reencontro de professores na manhã desta quinta-feira (14/10), na quadra do Sesc Ler Bodocó.
Os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 com medidas sanitárias restritivas e os impactos causados na vida dos estudantes e professores foram aspectos refletidos durante o encontro.
Durante o evento, o prefeito Otávio Pedrosa enfatizou o empenho da Secretaria de Educação em promover o retorno das aulas com segurança e respeitando as orientações do Plano de Retorno. “Nesses 10 meses à frente da Prefeitura, tive a oportunidade de conhecer as escolas do município e sentir de perto a dor e as dificuldades que os professores enfrentam no dia a dia. É preciso resiliência para que a gente recupere todo esse tempo perdido na educação. Eu acredito que a educação é o grande instrumento de transformação da vida. Por isso, este é um momento desafiador, onde precisamos nos unir para avançar e ajudar as nossas crianças, os jovens e nossos filhos a superar este momento”, destacou.
Com o retorno dos professores ao ambiente escolar programado para o dia 18 de outubro, o secretário de Educação, Elinaldo Galindo, relatou sobre os desafios enfrentados pelos docentes para manter o aprendizado nesse período atípico e as novas adequações para o retorno. “Nós, professores, estamos retornando de uma fase muito difícil em nossas vidas, passamos quase dois anos longe das salas de aula. Não fomos programados para lecionar de forma virtual, não tivemos essa cadeira, não nos preparamos psicologicamente para isto. Mas aprendemos, lutamos e conseguimos”, falou, destacando o trabalho que a Secretaria de Educação vem realizando para diminuir possíveis impactos que deverão ser administrados por todos.
A palestra do reencontro foi conduzida pelo professor Vinicius, do Centro Dinâmico Educar. O palestrante lembrou que, antes da pandemia, muitos educadores não gostavam da ideia de inclusão de artifícios tecnológicos e que foi preciso resiliência da classe para se adaptar a nova modalidade de ensino.
“Nós descobrimos a tecnologia, quebramos resistência. Antigamente quando se falava em colocar tecnologia dentro das salas, a gente inventava que não sabia e tivemos de aprender na marra. Eu achava interessante quando via na televisão, pedindo para aplaudir aos médicos. Foi quando comecei a cobrar os aplausos dos professores, pois fizemos de tudo para não afastar nossos alunos da escola”, relatou, destacando que os professores foram fundamentais no processo de aprendizagem, vencendo os medos e desafios.








