Uma pesquisa da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) apontou que a pandemia da covid-19 resultou na subnotificação dos casos de violência doméstica. Um exemplo disso pode ser percebido no balanço apresentado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, que apontou o registro de 55 casos desse tipo de violência, no 1º semestre de 2021, em Bodocó.
A SDS-PE caracteriza como violência doméstica os crimes de ameaça por violência, calúnia, constrangimento, dano por violência, difamação por violência, estupro de vulnerável, entre outros crimes praticados no âmbito familiar.
Geralmente, os agressores são pessoas da própria convivência, como o esposo, pai, irmão, tio, primos e até mesmo mulheres, como a mãe ou companheira da vítima. Ainda segundo a SDS, em Bodocó, nos primeiros seis meses do ano, pelo menos quatro mulheres foram vítimas de crimes sexuais (estupro). Muitas têm vergonha, receio ou não sabem a quem recorrer para buscar ajuda. Mas é imprescindível solicitar o apoio das autoridades.
Caso você conheça alguém que sofre violência doméstica ou no âmbito familiar, denuncie. Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (Polícia Militar – Em caso de emergência).
