Com o intuito de ampliar a qualidade do rebanho e a produtividade leiteira local, a Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, iniciou a primeira fase do Programa de Desenvolvimento Agropecuário de Bodocó (PDAB) de melhoramento genético do gado leiteiro em Bodocó.
A ação visa fomentar o aumento da produção agropecuária de pequenos e médios produtores do município através da inseminação artificial dos seus rebanhos com uso de sêmen de animais geneticamente superiores para características leiteiras e de corte
De acordo com a Lei Municipal Nº 1.596/2021, que rege o programa, são considerados pequenos pecuaristas aqueles que possuem entre 1 a 100 bovinos, ovinos e/ou caprinos; e médios produtores aqueles entre 101 a 200 animais. Os produtores que se enquadram neste critério podem procurar a sede da Secretaria de Agricultura, no horário das 8h às 13h, na rua 4 de Outubro, n°121, Centro, para realização do cadastrado no Programa de Desenvolvimento.
No momento do atendimento é necessário apresentar apenas os documentos pessoais, como Carteira de Identidade e CPF, e preencher outras informações sobre o rebanho.
Para o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Antônio Pereira, a participação do produtor bodocoense neste programa ofertará um melhoramento genético no rebanho e pode ocasionar no aumento da produção leiteira.


