A Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria Municipal de Saúde, levou as ações de planejamento familiar ao interior. Na quinta-feira (20/05), mulheres que residem no Sítio Sipaúba e comunidades vizinhas puderam fazer a inserção do Dispositivo Intra-Uterino (DIU).
O serviço é realizado conforme a demanda das próprias pacientes, que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas quais são atendidas e realizam o agendamento. Ontem pela manhã, o atendimento ocorreu na UBS 3, em Sipaúba.
Pela tarde, as equipes se dirigiram até a UBS 10, na sede. No total, 116 mulheres foram contempladas com a ação. O planejamento para inserção do DIU na rede pública municipal foi iniciado em março, sendo algo inédito na história de Bodocó.
A Secretaria de Saúde visa não apenas promover as políticas de planejamento familiar, mas também garantir mais saúde às mulheres, já que a taxa de mortes de bebês e gestantes é muito alta no Brasil. Nas UBSs, além do DIU, as pacientes também recebem atendimentos de rotina, para acompanhar se o dispositivo se adequou corretamente ao corpo delas.

