Você sabia que o tabagismo é o nome dado ao vício em cigarro ou substâncias que contenham tabaco, como cigarros e charutos? Esses produtos possuem na sua composição, um elemento chamado nicotina, causador do vício.
Mas os bodocoenses contam com um apoio gratuito na rede pública, para superar o tabagismo. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza adesivos de nicotina e bupropiona, que ajudam na transição do fumante para o estágio de não fumante. Há ainda a goma de mascar, que também contribui nas mudanças de hábito.
E para ter acesso a esses medicamentos para se livrar do tabagismo, o paciente primeiro deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) à qual está vinculado e solicitar atendimento médico. O profissional de saúde então vai prescrever o melhor tratamento.
Com as orientações médicas em mãos, o fumante precisa comparecer à CAF, localizado na Secretaria de Saúde do município, apresentar o Cartão SUS e CPF, para retirar o medicamento contra o tabagismo.
Segundo a coordenadora do programa de promoção à saúde do município, Edla Barros, para ajudar a população na luta contra o tabagismo, a gestão municipal atua em outra frente, através dos grupos de apoio.
“O uso de medicamentos tem um papel importante no processo de cessação do tabagismo, não só pela ansiedade causada na interrupção do uso. Aqui em Bodocó, nós também temos grupos de apoio, com a participação dos profissionais da Atenção Básica”, explica. Atualmente há grupos de apoio aos fumantes nas UBSs 05 e 11.

