Hoje (20/01) completa um ano que Bodocó aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A técnica de enfermagem, Nilma Honorio Marques de Almeida, foi a primeira profissional da saúde a receber a dose, que foi aplicada pelo prefeito Otávio Pedrosa.
Inicialmente foram recebidas um total de 469 unidades possibilitando a vacinação de profissionais de saúde ativos. Após um ano de intensa campanha, mais de 40 mil doses já foram aplicadas entre idosos, adultos e jovens com até 12 anos de idade e agora chegou a vez de vacinar o público infantil.
As primeiras doses pediátricas contra a Covid-19 são voltadas para crianças entre cinco e 11 anos de idade com Transtorno do Espectro Autista, síndrome de Down e doenças neurológicas crônicas, porém novas medidas já foram adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde que ampliou a campanha para um novo grupo prioritário.
Apesar do grande avanço, a Prefeitura reforça a importância da vacinação para vencer a pandemia. Vale a pena frisar que a primeira dose está disponível para os públicos já contemplados e que todos devem completar o esquema vacinal com as doses de reforço.
Para tomar a vacina, a população pode procurar o Centro de Enfrentamento à Covid (Centro Covid) munido do Cartão SUS, CPF e de Cartão de Vacina (para 2ª ou 3ª dose). Já a vacinação infantil, deve ser agendada na Unidade Básica de Saúde.
Não podemos esquecer que o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento ainda são importantes aliados para evitar a contaminação pela Covid-19, as variantes e demais influenzas.
#PrefeituradeBodocó
#MaisSaúde
#VacinaSim